| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

CIDDA SILVA
Desde: 30/08/2014      Publicadas: 4      Atualização: 30/08/2014

Capa |  BIBLIOGRAFIA  |  CURSOS LIVRES  |  EVOLUTION SELF  |  FREUD  |  JUNG  |  PROSPERIDADE  |  PSICOLOGIA TRANSCENDENTAL  |  PSICOSSOMATICA  |  PSICOTERAPIA HOLISTICO  |  TERAPIA FLORAL  |  VIDEOS


 ARTIGOS
  30/08/2014
  0 comentário(s)


CURSO DE PSICOLOGIA INTEGRATIVA TRANSPESSOAL-PÓS-GRADUAÇÃO
FACIS - FACULDADE DE CIENCIAS DA SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA INTEGRATIVA TRANSPESSOAL-PÓS-GRADUAÇÃO
Psicologia Integrativa Transpessoal



Público Alvo: Todos os profissionais com nível superior

Carga Horária: 366 horas " Atendimentos/Ateliê 120 horas e Supervisão 100 horas são facultativos

Duração: 24 meses

Início Previsto: 20 de Setembro - 2° semestre

Periodicidade: Ministrado uma vez por mês, terceiro sábado do mês

Horário: 9 às 18 horas



Os certificados serão emitidos pela Facis

Apresentação

A FACIS - Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo, juntamente com o IJEP - Instituto Junguiano de Ensino e Pesquisa, procurando atender às demandas do homem contemporâneo de forma integral e transdisciplinar, abrangendo suas dimensões biológicas, psíquicas, sociais e espirituais, dando ênfase às diferentes manifestações dos estados de consciência e o fenômeno religioso, apresenta este curso de Psicologia Integrativa Transpessoal com o objetivo de complementar e atualizar a formação de profissionais das áreas de humanas, educação e saúde, nos âmbitos empresariais, escolares, institucionais, religiosos, hospitalares ou de clínicas. Este curso tem como característica a abordagem transdisciplinar, ecumênica, pluralista, holística e integral, possibilitando aos alunos a compreensão da consciência humana em todos seus estados e estágios evolutivos.

Por isso, serão ministradas aulas de várias abordagens teórico-práticas, tanto das ciências da saúde e do comportamento, quanto das religiões, que visam estados alterados de consciência, da psicologia, biopsicologia, tanatologia, psicooncologia, neurociências, filosofia, antropologia e sociologia. Neste sentido este curso é inovador e um excelente norteador para o momento atual que aponta para a dessacralização do humano e do mundo, por conta do excesso de ego, expresso pelo individualismo egoísta. Porque o homem contemporâneo está, cada vez mais, contaminado pelas demandas materialistas e competitivas, desta forma, fica quase que exclusivamente voltado para os aspectos exteriores, imediatistas e consumistas, negligenciando seus aspectos interiores que deveriam ser encontrados nas tradições religiosas. Neste sentido, esse curso promoverá a consciência do sentido da vida, fortalecendo aspectos da auto sustentabilidade, da ética e do autoconhecimento, sempre de forma integral, transdisciplinar, holística e ecumênica em busca de qualidade de vida e inclusão social.

Carl Gustav Jung deixou claro o quanto que sua obra é transpessoal. Por isso, o objetivo da psicologia analítica é o processo de individuação, contribuindo para que o indivíduo encontre sentido e significado de vida, aprendendo que o vir a ser depende do servir. Na mesma época, Roberto Assagioli, em sua obra Psicossíntese, começa sistematizar o pensamento transpessoal e depois muitos humanistas, como Abraham Maslow, também corroboraram para a estruturação desta quarta força da psicologia, além das contribuições de estudiosos e pesquisadores como Ken Wilber, Stanislav Grof, Roger Woogler, Pierre Weil, Gurdijieff, entre outros. Neste sentido, este curso de Psicologia Integrativa Transpessoal irá estudar todas estas abordagens.

O curso titula e forma especialistas em Psicologia Integrativa Transpessoal, contemplando a maioria dos conhecimentos sobre a natureza e o desenvolvimento da consciência humana, advindos tanto das ciências quantos das filosofias e práticas espirituais do ocidente e do oriente.



Objetivo

Destina-se a complementar a formação profissional dos participantes, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades e práticas para uma atuação proativa e educativa sobre a saúde integral nos vários ambientes de interação do indivíduo. Desta forma, o curso de especialização em Psicologia Integrativa Transpessoal, por meio do seu referencial teórico e prático, capacitará o aluno atuar na pesquisa, psicoterapia, aconselhamento existencial e espiritual, orientação pedagógica, ensino e na gestão e atuação organizacional, além de propiciar o autoconhecimento e a ampliação da consciência dos seus participantes.



Objetivo Específico

Possibilitar ao aluno a compreensão histórica, social e psicológica do surgimento e desenvolvimento das várias correntes da psicologia transpessoal e integral.

Analisar os contatos mútuos e as inter-relações da psicologia transpessoal em todas as áreas da vida - corpo, relações amorosas, trabalho, sociedade e espiritualidade.

Fazer comparações entre as várias abordagens transpessoais, possibilitando entendimento das semelhanças e diferenças entre elas, levando em consideração suas bases filosóficas, ideológicas, religiosas, científicas e práticas, sem questionar a "verdade" ou "qualidade" de cada uma delas, deixando explícito que todas elas, assim como os sistemas religiosos, conseguem produzir mudanças no estado de consciência e contribuir para o autoconhecimento.

Levar o aluno a analisar e formar uma opinião crítica sobre os princípios ensinados e aplicá-los, contribuindo com a capacitação de uma visão estratégica frente às demandas do seu cliente, levando em conta a visão de homem integral e integrado com o todo cósmico.

Estimular o aluno ao exercício da pesquisa científica, reflexão e compreensão dos textos à luz de todo conhecimento disponível, contribuindo na capacidade de expressar, comunicar e utilizar adequadamente as suas conclusões e o saber adquirido, sempre dentro de uma postura ética e digna.

Propiciar os conhecimentos científicos e éticos associados à teoria e prática da Psicologia integrativa Transpessoal, possibilitando a identificação das experiências transpessoais em todas as dimensões da existência humana diante do desenvolvimento da evolução da consciência.



Metodologia

O curso será ministrado por professores com titulação acadêmica de doutor ou de mestre, excetuando-se alguns convidados com notório saber ou prática em alguma abordagem ou técnica, para ministrar aula da mesma. A organização do curso será na forma de módulos mensais que abordarão os temas propostos em seus aspectos teóricos na forma de aulas expositivas, discussão de grupo, vivencias e atividades programadas.



Concepção do Programa

O curso é destinado a todo aluno com formação superior, independente da área de graduação, que reconheça que a demanda espiritual é uma realidade humana e o conhecimento desta área seja uma necessidade para seu aprimoramento profissional, acadêmico ou humano e relacional. Neste sentido que Jung adotou o termo homus religiosus e afirmou que a maioria dos seus pacientes, após a segunda metade da vida (metanóia) sofria de alguma crise espiritual. Desta forma, esse conhecimento irá contribuir para que o aluno, atuando em ambientes organizacionais, hospitalares, clínicos, educacionais, entre outros, tenha uma excelente ferramenta no sentido de abordar o homem de forma integral, sem deixar de considerar o fato de que a condição humana é o resultado relacional entre os aspectos biológicos, familiares, profissionais, sociais, afetivos, emocionais e espirituais.



Conteúdo Programático

1. Psicologia Integrativa Transpessoal - origens, principais teorias e seus fundamentos científicos e acadêmicos.

1.1. Histórico e desenvolvimento;

1.2. As principais teorias e seus fundamentos científicos e acadêmicos;

1.3. Estudos dos diferentes estados e estágios evolutivos da consciência e dos principais modelos cartográficos da consciência - Wilber, Ring, Assagioli - do imanente ao transcendente nas etapas da vida humana;

1.4. Abrangência de campo - onde e como é usada a Psicologia Integrativa Transpessoal.



2. Religiões e espiritualidade e as experiências transpessoais

2.1. Psicogênese das religiões - símbolos, mitos, ritos e magias;

2.2. As tradições religiosas - salvacionismo, reencarnacionismo, monoteísmo, panteísmo, panenteismo, teísmo, deísmo, politeísmo e animismo;

2.3. Filosofia e antropologia das religiões - da cosmogenese a teogenese;

2.4. Psicologia da religião;

2.5. Emergências espirituais e as diferenças entre paranormalidade, mediunidade e esquizofrenia.



3. Saúde e espiritualidade - medicina e psicologia transpessoal

3.1. A cura pela fé e o poder da oração, contemplação e meditação;

3.2. Espiritualidade, resiliência e enfrentamento;

3.3. Psicologia, neurociência e espiritualidade;

3.4. Campo morfogênico e a mecânica quântica;

3.5. Glândula pineal e a comunicação extra-sensorial;

3.6. Conversão religiosa ou mudança de paradigma pelo autoconhecimento como agente de transformação e transcendência das crises;

3.7. Psicossomática, sintomas de adoecimento, morte e luto na Psicologia Integrativa Transpessoal.



4. Psicologia Transpessoal na educação e no meio corporativo

4.1. Educação, Ciência e Consciência: Transdisciplinaridade e a integração dos saberes na era da tecnologia da informação

4.2. As organizações como organismos vivos - inclusão e auto sustentabilidade como novo paradigma

4.3. Qualidade de vida e evolução da consciência no ambiente laboral



5. Práticas e vivencias transpessoais



6. Metodologia do trabalho científico



Atividades Complementares

Todos os alunos participam de seminários com produção escrita e apresentação além da elaboração do projeto de conclusão de curso. Além disso, facultativamente, todos os alunos podem fazer 100 horas de atendimento e 120 horas de supervisão de casos clínicos.



Coordenação: Rita de Cassia

Psicóloga, especialista em Psicologia Transpessoal e em Psico-Oncologia, mestre em Saúde Materno-Infantil, professora de cursos de pós-graduação oferecidos pelo IJEP/FACIS e outros, membro do Conselho Consultivo da SBPO e do Comitê Interdisciplinar da SBMastologia, autora do livro "O sentido da vida na experiência de morte: uma visão transpessoal", organizadora e coautora do livro "Despertando a cura: do brincar ao sonhar", autora de capítulos em livros das áreas de Psico-Oncologia, Tanatologia e Saúde. ritamacieira@bol.com.br



Waldemar Magaldi Filho

Psicólogo, especialista em psicologia junguiana, psicossomática e homeopatia, mestre e doutor em ciências da religião, educador e coordenador de vários cursos de pós-graduação oferecidos pelo IJEP / FACIS, autor do livro: "Dinheiro, saúde e sagrado" - Eleva Cultural - SP. wmagaldi@ijep.com.br



Corpo Docente: Formado por mestres e doutores



Investimento: Taxa de matrícula e 24 parcelas de mensalidades



Quórum mínimo de 30 alunos



Para maiores informações entre em contato conosco.

E-mail: atendimento@facis.edu.br

Tel: 11-5085.3141

Facebook


  Web site: www.facis.org.br  Autor: FACIS





Capa |  BIBLIOGRAFIA  |  CURSOS LIVRES  |  EVOLUTION SELF  |  FREUD  |  JUNG  |  PROSPERIDADE  |  PSICOLOGIA TRANSCENDENTAL  |  PSICOSSOMATICA  |  PSICOTERAPIA HOLISTICO  |  TERAPIA FLORAL  |  VIDEOS
Busca em

  
4 Notícias